Dermatologia Capilar

Exames

Avaliação clinica direcionada
O diagnóstico mais precoce possível é fundamental para o sucesso terapêutico nas doenças do cabelo. Dessa forma, é necessário fazer avaliação clinica, exame físico e exames complementares específicos para a definição diagnostica. Com o conhecimento e com o acesso a todas as informações, o tratamento é direcionado para cada caso especificamente.

 

Tricoscopia (dermatoscopia digital)
faz a análise de diferentes áreas do couro cabeludo, além da avaliação da haste capilar, vascularização e pigmentação cutânea. Além disso, auxilia no diagnóstico das doenças e no acompanhamento da resposta terapêutica.
Esse exame é feito através do aparelho Fotofinder, que faz o mapeamento do couro cabeludo, tirando fotos de várias áreas dessa região.

 

Tricograma
Faz avaliação do ciclo biológico dos cabelos, através da retirada de alguns fios para análise com microscópio óptica das raízes desses fios. É feita a identificação das fases de crescimento e da proporção dos fios em cada estágio da doença. Contribuindo, dessa forma, para definição diagnostica. É indicado para queda excessiva de cabelos.

 

Biópsia de couro cabeludo
Em casos específicos pode ser necessário realizar biopsia de couro cabeludo. Com este exame, o dermatologista consegue saber quais alterações estão ocorrendo dentro da pele ou no folículo piloso do paciente. O fragmento é enviado ao dermatopatologista especialista em cabelo, que fará a análise e enviará ao médico dermatologistas.

 

Tratamentos

Tratamento clínico
Após o diagnóstico definido, é possível orientar o paciente para receber o melhor tratamento específico para cada caso. O que pode abranger desde loções e shampoos até medicamentos de uso oral. A prescrição médica será direcionada de acordo com o diagnóstico do paciente.

 

Fotobioestimulação com LED
O LED é um tipo de luz/laser de diodo de baixa potência. Não se sabe exatamente o mecanismo, mas existe a possibilidade do aumento da vasodilatação ao redor dos folículos, aumentando o aporte de nutrientes,e ativando e prolongando a fase de crescimento capilar. Foi demonstrado efetividade em doenças como a calvície.

 

Corticoterapia intralesional
Consiste em microinjeções de corticoide em áreas específicas do couro cabeludo, onde tem doenças de origem inflamatória. É utilizada em condições como alopecia areata e as alopecias cicatriciais.

 

Imunoterapia com Difenciprone
A imunoterapia de contato é opção para tratamento de alopecia areata avançada ou resistente a outros tratamentos. Utiliza-se o Difenciprone, que causa alteração imunológica no local aplicado, possibilitando a melhora da doença.

 

Laser fracionado não-ablativo
Essa tecnologia é capaz de estimular e acelerar o crescimento de novos fios, além de aumentar a permeabilidade da pele, pois forma canais onde o medicamento, que é aplicado logo após o procedimento, é absorvido. Isso chama-se de “drug delivery”.

 

MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)
Os avanços da tecnologia têm trazido muitas opções interessantes para a área dermatológica. Um método relativamente recente no mercado, que tem feito bastante sucesso ultimamente, é a MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele). Trata-se de um método capaz de inserir medicamentos ativos diretamente no local onde é necessária essa aplicação. Tudo isso de maneira menos dolorida e mais eficiente. A maior indicação do MMP hoje é nas alopecias (queda de cabelo). Em cada situação escolhemos as medicações adequadas para infiltrar toda a área afetada de couro cabeludo com a ajuda de anestesia local.