O que é cirurgia de transplante capilar?
O transplante capilar é o procedimento que realiza folículos capilares que não tem predisposição para calvície (que estão na parte de trás da cabeça) para região que está calva. Quando são transferidos dessa forma, o cabelo a surgir nessa área. Esse procedimento é considerado a única solução definitiva para a alopecia androgenética (calvície), aquela que é hereditária.
É importante ressaltar que calvície não é a mesma coisa que queda de cabelo. Nela os fios não caem e sim entram em processo de miniaturização (afinamento). Isso ocorre em pacientes predispostos geneticamente a esse problema, que é desencadeado pelos hormônios masculinos (a testosterona e a Di-hidrotestosterona, conhecida como DHT).
Quais são os tipos de técnicas realizadas?
Existem dois tipos de métodos para a extração das unidades foliculares: a técnica convencional de extração da faixa chamada de FUT ( transplante de unidades foliculares) e a técnica FUE (extração de unidades foliculares uma a uma). A diferença é como as unidades foliculares são retiradas da área doadora na parte posterior do couro cabeludo.
Na técnica FUT, a faixa retirada é em torno de 25 cm de comprimento e 1,5cm de largura. Será feita uma sutura que deixará uma cicatriz linear, camuflada pelos cabelos da região.
Na técnica FUE, todas as unidades foliculares de 1 a 4 fios são removidas da área doadora pelo cirurgião um a um de forma aleatória. A grande vantagem dessa técnica, é não deixar cicatriz linear, possibilitando o uso de cabelos curtos. O orifício para retirada desses foliculos é de 0.8mm. Nessa técnica, os cabelos precisam ser raspados para conseguir introduzir o pequeno aparelho e extrair a unidade folicular sem dano.
O tempo cirúrgico para esse procedimento é em torno de 8 horas. Para a colocação dos fios são utilizados “implanters”, que são dispositivos com agulhas onde se introduz a unidade folicular no orifício realizado na área receptora (área calva). Com esta técnica de colocação, a raiz dos fios não é muito manipulada, o que reduz trauma e aumenta chance de crescimento dos fios.
Quais pacientes são candidatos ao transplante capilar?
O transplante capilar pode ser feito em qualquer pessoa que sofra com alopecia androgenética (calvície) e deseje ter novamente cabelo na região que está calva.
Como funciona o pós operatório?
Após o término da cirurgia, o paciente recebe um curativo oclusivo em toda a cabeça, que é retirado após 24 horas da cirurgia. Nesse momento, o cabelo deve ser lavado com uma esponja especial contendo clorexidine, de forma cuidadosa, para que não haja deslocamento dos enxertos. As cicatrizes da área doadora devem ser lavadas normalmente. Se for realizado a técnica FUT, deve retirar os fios de sutura em 10 dias após o procedimento.
Na técnica FUE não é realizada sutura. Após 1 mês do procedimento, os fios caem ficando apenas as raízes. Após 3 meses do procedimento, os fios voltam a crescer. O resultado final é após 12 meses. Após término da cirurgia, o paciente recebe orientação dos medicamentos que serão usados em casa, para evitar edema (inchaço) ou dor no local operado. As atividades normais podem ser retomadas após 48 horas da cirurgia.
Resultados
O resultado cirúrgico é EXTREMAMENTE NATURAL. O grande medo de quem procura cirurgia de transplante capilar é a aparência artificial que ocorria após as cirurgias há alguns anos atrás. Atualmente, a naturalidade vem sendo desenvolvida ao longo de anos de experiência e no desenvolvimento de novas técnicas. O transplante capilar realizado pela nossa equipe consegue resultados naturais devido os seguintes motivos:
- a preparação dos enxertos é feita com o microscópio.
- as raízes dos enxertos são muito pequenas, agrupadas em unidades de 1, 2, 3 ou 4 fios.
- a incisão desses enxertos é feita com microlâminas, que variam de 0,8mm até 1,1mm, deixando as cicatrizes imperceptíveis.
- as incisões na área calva são feitas com ângulo e direção que acompanhe essas características dos fios pré existentes.
- a linha de implantação anterior (na testa) é feita de forma irregular, garantindo total naturalidade.
- a densidade de unidades foliculares (enxertos) colocados é suficiente para cobrir o couro cabeludo e dar densidade capilar no local implantado.
Com esses cuidados, o resultado cirúrgico é tão natural, que nem o paciente consegue discernir os fios transplantados com os fios previamente existentes.